Nutrideias é um espaço de reflexão e de partilha de conhecimentos acerca do tema alimentação/nutrição. É apenas mais um motivo para a necessidade de actualização constante neste mundo imenso da nutrição...

10.25.2005

É este o nosso Portugalzinho...

Quando saem notícias, como esta que saiu na Visão na ultima semana ("Como se come mal nas escolas"), fico mesmo triste por viver neste país de aparências!

Não há dúvida que o Governo tem ideias óptimas, como esta de servir refeições em todas as escolas do 1º ciclo ou de haver aulas de inglês nestas mesmas escolas...mas como é que se tomam medidas destas sem antes verificar se existem condições para que tal aconteça?
Fico triste, só de pensar que há inúmeras crianças no nosso país, que não podem ter um almoço em condições, porque tiveram o azar de viver a dois ou três km da escola! É óbvio que o rendimento escolar dessas crianças vai ser muito menor e é óbvio que ao fim de uma hora a criança já está irritada por estar na aula, porque, se calhar, não satisfez uma necessidade básica, que é ter uma verdadeira refeição! E é em situações como estas, que se está a processar a infância e o desenvolvimento de uma criança...

Não sei se poderemos atribuir culpas só ao governo... porque se não temos condições, muitas vezes "a culpa" poderá ser das autarquias, que preferem estar a fazer rotundas em vez de construir escolas novas, com condições adequadas ás exigências da população...! Venha o diabo e escolha!

Acho que estamos a caminhar para uma situação difícil de entender e solucionar...por um lado, temos muitas crianças que não almoçam por não terem condições, e daí resultam inúmeras carências nutricionais que irão ter as suas consequências negativas; por outro, temos crianças com condições excelentes para fazerem as suas refeições, mas que os pais não permitem que lhes seja dada sopa sem ser triturada, ou peixe, ou ervilhas..."porque os meninos não gostam"! Ou então, preferem dar-lhes uma barrita Kinder, porque já tem muito leite, e não é preciso a criança beber mais!!!

Eduquem estes pais...e estes políticos!

10.19.2005

Curiosidades...

Queria partilhar convosco algumas coisas que li num livro que achei muito interessante.

Este livro tenta integrar a alimentação com a evolução do Homem e, realmente, há factos que nos deixam curiosos...

Sabiam que uma das razões que os cientistas encontram para o desenvolvimento do nosso cérebro (que é 10 vezes maior, em relação à massa corporal, do que quase todos os animais) é o facto dos nossos antepassados, numa fase crítica de evolução, terem explorado o ambiente do mar?
Neste ambiente, eles alimentavam-se principalmente á base de mariscos, crustáceos e peixe, consumindo assim grandes quantidades de nutrientes essenciais para o desenvolvimento do cérebro e do sistema nervoso. Os tão falados ómega-3, são ácidos gordos essenciais, que para além de ajudarem na prevenção de doenças cardiovasculares, têm também um papel muito importante no desenvolvimento do sistema nervoso e no crescimento. Terão sido estes (e outros!) que facilitaram o crescimento do nosso cérebro. Por esta razão, todas as grávidas ou mães que amamentam não devem "pôr as gorduras de lado", pois estas são fundamentais para o desenvolvimento saudável da criança.
Esta poderá também ser uma razão pela qual o Homem se tornou erecto, perdeu o pêlo e desenvolveu uma camada de gordura subcutânea (esta maldita camada que nos tornou numa das poucas espécies com tendência para a obesidade!).

Para além disso, este contacto dos nossos antepassados com o ambiente marinho, poderá também explicar o reflexo de mergulho que existe nas crianças até aos 6 meses...

São apenas alguns factos que nos deixam a pensar...

10.16.2005

Dia Mundial da Alimentação

Este pareceu-me um bom dia para iniciar o meu blog...

Neste dia, mais de 150 países celebram o Dia Mundial da Alimentação através de seminários, conferências, concursos, etc. Este ano o tema é "Agricultura e Diálogo de Culturas".

No nosso país também se organizam alguns eventos para comemorar este dia. Em Oeiras, a Câmara Municipal organizou, em conjunto com os "Médicos do Mundo", um rastreio de colesterol, diabetes e obesidade. Entre isto, eram também feitas algumas advertências para a necessidade de uma alimentação saudável.

Na minha cidade (Marinha Grande) a Câmara criou um folheto para ser distribuído nos jardins de infância, com algumas mensagens acerca da roda dos alimentos...

Na imprensa foram feitos alguns destaques para este dia...

Faz-me lembrar um pouco a história do natal...porque é que é só neste dia que resolvemos lembrar-nos desta problemática? Não seria mais fácil ao longo de todo o ano termos um pouco de consciência para a necessidade de debatermos este problemas nas escolas, nos meios de comunicação social, etc?

Já agora...sabem como nasceu o dia mundial da alimentação?

Este dia foi instituído na 20ª conferência da FAO (Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação), em 1979, tendo sido escolhido o dia de aniversário da fundação da FAO.

Os objectivos do dia mundial da alimentação são:

Aumentar a sensibilidade geral para o problema da fome no mundo;

Chamar a atenção para a produção agrícola de alimentos e estimular os esforços nacionais, bilaterais, multilaterais e não-governamentais para este fim;

Promover a transferência de novas tecnologias para o Terceiro Mundo;

Fortalecer a solidariedade internacional e nacional na luta contra a fome, subnutrição e pobreza e dedicar especial atenção ao progresso nas áreas da alimentação e agricultura;

Encorajar a participação da população rural, particularmente das mulheres e das camadas sociais mais desfavorecidas, nas decisões e actividades que influenciam as suas condições de vida;

Encorajar a cooperação técnica e económica no seio dos países em desenvolvimento.

Até outro dia