Nutrideias é um espaço de reflexão e de partilha de conhecimentos acerca do tema alimentação/nutrição. É apenas mais um motivo para a necessidade de actualização constante neste mundo imenso da nutrição...

9.07.2006

Casos...

Por vezes aparecem-me casos na consulta que me deixam completamente desolada!
Imaginem uma rapariga de 22 anos, casada, com duas filhas, desempregada, portadora de uma doença chamada Obesidade Mórbida e, numa depressão profunda porque não gosta de si nem consegue arranjar emprego devido ao aspecto físico que tem. E para além disso, eu ainda sou obrigada a não a poder ajudar porque ela não tem dinheiro para pagar as consultas!
Acham isto normal? Mas será que neste país as pessoas obesas e pobres não podem ter ajuda de um Nutricionista para conseguir emagrecer? Vão ter de continuar nesta pobreza de vida sem dar nem receber? Quando é que os Centros de Saúde começam a ter profissionais de nutrição para poder solucionar estes casos e para (mais importante do que isso!) poderem realizar acções a nível comunitário que previnam estas situações de acontecer?!
No entanto, ganho algum alento quando vejo artigos como o que vem na revista da Deco, em que surge um alerta para a colocação de Dietistas e Nutricionistas nos Centros de Saúde, pois um estudo feito em adolescentes portugueses revelou os seus maus hábitos alimentares e a sua falta de conhecimentos acerca de alimentação saudável!
Mas será que ainda são necessários mais estudos? A prevenção é essencial e ponto final!

7 Comments:

Anonymous Anónimo said...

cara catia é triste o que descreves mas os probelemas de pobresa nao atingem ,e infelizmente, so os obesos .nao tenho a certeza mas penso que o centro de saude da marihna grande tem um nutricionista gostava de saber é se têm psicologo para o acompanhamento dessas pessoas .

08 setembro, 2006

 
Anonymous Anónimo said...

se calhar também não custava muito consultar a senhora sem levar tusto...
fica a sugestão e a garantia de um lugar no Céu para quem faz o bem...

08 setembro, 2006

 
Blogger Barriguitas said...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

08 setembro, 2006

 
Blogger Barriguitas said...

Manela,
Sei que a Sub Região de Saude de Leiria tem um Nutricionista que costuma fazer consultas nos centros de saúde da região, mas também sei que só aparece muito de vez em quando! Mas se formos ver...este é um caso raro no país!
E quanto a Psicólogos, sei que no nosso centro de saúde não há, mas não há dúvida que é realmente muito importante!
Beijinhos

08 setembro, 2006

 
Blogger Barriguitas said...

Sim, a mim não me custava nada consultar a senhora sem levar "tusto", mas isso não depende só de mim...!

08 setembro, 2006

 
Anonymous Anónimo said...

Respondendo ao comentário feito pelo(a) senhor(a)Mecenas,fique sabendo que a senhora foi consultada sem pagar um único cêntimo...ficando ainda à sua disposição o plano alimentar passado pela nutricionista Cátia.
As consultas seguintes, serem ou não pagas, não depende agora de quem as dá, mas sim da empresa...

08 setembro, 2006

 
Anonymous Anónimo said...

Pois é Caty...esta é a realidade que temos!!A mim tb me custa mt estas situações...mas, pelo vistos, parece que somos um país de ricos em que ainda se julga que remediar é a melhor soluçao!!Vê-se...

12 setembro, 2006

 

Enviar um comentário

<< Home