É este o nosso Portugalzinho...
Quando saem notícias, como esta que saiu na Visão na ultima semana ("Como se come mal nas escolas"), fico mesmo triste por viver neste país de aparências!
Não há dúvida que o Governo tem ideias óptimas, como esta de servir refeições em todas as escolas do 1º ciclo ou de haver aulas de inglês nestas mesmas escolas...mas como é que se tomam medidas destas sem antes verificar se existem condições para que tal aconteça?
Fico triste, só de pensar que há inúmeras crianças no nosso país, que não podem ter um almoço em condições, porque tiveram o azar de viver a dois ou três km da escola! É óbvio que o rendimento escolar dessas crianças vai ser muito menor e é óbvio que ao fim de uma hora a criança já está irritada por estar na aula, porque, se calhar, não satisfez uma necessidade básica, que é ter uma verdadeira refeição! E é em situações como estas, que se está a processar a infância e o desenvolvimento de uma criança...
Não sei se poderemos atribuir culpas só ao governo... porque se não temos condições, muitas vezes "a culpa" poderá ser das autarquias, que preferem estar a fazer rotundas em vez de construir escolas novas, com condições adequadas ás exigências da população...! Venha o diabo e escolha!
Acho que estamos a caminhar para uma situação difícil de entender e solucionar...por um lado, temos muitas crianças que não almoçam por não terem condições, e daí resultam inúmeras carências nutricionais que irão ter as suas consequências negativas; por outro, temos crianças com condições excelentes para fazerem as suas refeições, mas que os pais não permitem que lhes seja dada sopa sem ser triturada, ou peixe, ou ervilhas..."porque os meninos não gostam"! Ou então, preferem dar-lhes uma barrita Kinder, porque já tem muito leite, e não é preciso a criança beber mais!!!
Eduquem estes pais...e estes políticos!
2 Comments:
a barrita kinder não é dada ás cianças só por ter "mais leite que chocolate" mas porque ja vem empacotado,arruma-se rapidamente na mochila e não é preciso preparar.
os pais devem guardar mais tempo para os filhos e não despachá-los á pressa para a escola com comida de plástico.
27 outubro, 2005
Tens razão... é este o nosso Portugalzinho... onde se constroem 10 estádios de futebol quando não há dinheiro para a saúde ou para educação!!
28 outubro, 2005
Enviar um comentário
<< Home