Curiosidades...
Queria partilhar convosco algumas coisas que li num livro que achei muito interessante.
Este livro tenta integrar a alimentação com a evolução do Homem e, realmente, há factos que nos deixam curiosos...
Sabiam que uma das razões que os cientistas encontram para o desenvolvimento do nosso cérebro (que é 10 vezes maior, em relação à massa corporal, do que quase todos os animais) é o facto dos nossos antepassados, numa fase crítica de evolução, terem explorado o ambiente do mar?
Neste ambiente, eles alimentavam-se principalmente á base de mariscos, crustáceos e peixe, consumindo assim grandes quantidades de nutrientes essenciais para o desenvolvimento do cérebro e do sistema nervoso. Os tão falados ómega-3, são ácidos gordos essenciais, que para além de ajudarem na prevenção de doenças cardiovasculares, têm também um papel muito importante no desenvolvimento do sistema nervoso e no crescimento. Terão sido estes (e outros!) que facilitaram o crescimento do nosso cérebro. Por esta razão, todas as grávidas ou mães que amamentam não devem "pôr as gorduras de lado", pois estas são fundamentais para o desenvolvimento saudável da criança.
Esta poderá também ser uma razão pela qual o Homem se tornou erecto, perdeu o pêlo e desenvolveu uma camada de gordura subcutânea (esta maldita camada que nos tornou numa das poucas espécies com tendência para a obesidade!).
Para além disso, este contacto dos nossos antepassados com o ambiente marinho, poderá também explicar o reflexo de mergulho que existe nas crianças até aos 6 meses...
São apenas alguns factos que nos deixam a pensar...
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home