Gelatina
Sempre tive alguma curiosidade em saber se era realmente verdade os benefícios que atribuiam à gelatina. Sempre se ouviu dizer que a gelatina faz bem ao cabelo, às unhas, à pele...e na realidade faz!Mas...é preciso ter em conta de que gelatina estamos a falar! A gelatina, no seu estado puro, é uma substância obtida a partir do colagéneo, que é a principal proteína existente nos ossos, tendões, cartilagens e pele dos animais. E é exactamente esta proteína, o colagéneo, que é responsável pela firmeza e suavidade da nossa pele e, pela manutenção dos nossos músculos.
As gelatinas de origem animal, que são as gelatinas mais vulgares, são feitas a partir de ossos, couro, pele, tendões e nervos de animais, incluindo peixes e aves de capoeira. Nas casas de produtos naturais, encontram-se as gelatinas vegetais, sendo a mais conhecida o agar-agar. A gelatina acaba por ser um alimento interessante, na medida em que é praticamete desprovido de calorias e é útil em determinadas situações por ter a capacidade de espessar sem fornecer algum sabor ou odor. No entanto, é importante reparar que as gelatinas de supermercado e que nós muitas vezes servimos como sobremesa, são mais uma fonte de água e açúcar, do que propriamente proteínas. Por este rótulo podemos verificar isso mesmo:
Os ingredientes desta gelatina (que nem se deverá chamar gelatina!) são apenas água, açúcar e aditivos! Não há aqui nenhum constituinte que possa trazer os benefícios que dizem existir neste alimento!
Para quem quer ter uma pele ou um cabelo bonito, existem outras soluções mais naturais e que até trazem os mesmo benefícios. A levedura de cerveja é um exemplo, pois é rica em proteínas e vitaminas do complexo B, óptima para fortalecer o cabelo e as unhas!
E só de pensar do que é feita a gelatina...