Nutrideias é um espaço de reflexão e de partilha de conhecimentos acerca do tema alimentação/nutrição. É apenas mais um motivo para a necessidade de actualização constante neste mundo imenso da nutrição...

1.05.2007

Bendita Cafeína

Em Portugal, o hábito de tomar café é muito comum, acabando por vezes por se tornar uma dependência. Normalmente quem se torna dependente de cafeína, tem alguns sintomas (dores de cabeça, mal estar, fadiga) enquanto não toma o seu café habitual, passando tudo isto com a sua ingestão. No entanto, estes sintomas podem ser evitados se se for diminuindo a dose diária gradualmente. Mas é importante saber que a cafeína não se encontra só no café. Existem mais de 60 plantas que contêm cafeína, sendo as principais fornecedoras a cola, o cacau, o guaraná, a erva mate e o café.

Muitos estudos mostram que quantidades moderadas de cafeína – 300 mg por dia – são seguras para um adulto. Uma dose de 1 a 2 cafés por dia não prejudica a saúde e mesmo pessoas com hipertensão ligeira a moderada poderão tomar 1 café por dia, tendo em conta a sua sensibilidade a esta substância. A sensibilidade à cafeína depende de muitos factores, entre eles a frequência e a quantidade de cafeína que se ingere, o peso corporal e a condição física.
E que quantidades costumamos ingerir?

1 café curto – 104.3 mg de cafeína
1 café médio – 115.4 mg
1 café cheio – 124.7 mg
1 copo de cola – 17.5 a 25 mg
1 chávena de chá – 50 a 80 mg
100g de chocolate – 112 mg

Nas crianças, grávidas e mulheres em período de aleitamento é importante limitar a quantidade de cafeína ingerida, não ultrapassando os 2 cafés por dia. Nas crianças, sabe-se que a sua capacidade de metabolizar a cafeína é a mesma que a dos adultos. No entanto, não nos podemos esquecer que o seu peso é muito menor que o de um adulto e por isso a sua sensibilidade à cafeína poderá estar aumentada.
Apesar de ter má fama, a cafeína acaba por ter muitos aspectos positivos, que é conveniente realçar: aumenta a capacidade de alerta, a memória e o raciocínio lógico; ao ser vasodilatadora alivia as dores de cabeça; melhora as crises de asma e normalmente, as bebidas ricas em cafeína são também ricas em antioxidantes, o que ajuda a prevenir doenças cardíacas, inflamatórias e cancros.